Polo Joalheiro

O Polo

São José do Rio Preto é considerado o segundo maior Polo Joalheiro do Brasil. Com mais de 150 empresas que atuam no segmento de joias, a cidade gera mais de 4 mil empregos diretos e indiretos. O Polo começou a ser formado em 1967, quando foi fundada a primeira indústria de joias da cidade, a Costantini Joias.

Comandada pelo empresário José Pascoal Costantini, nessa época a empresa fabricava apenas anéis de formatura e anéis de brilhante, que chamavam a atenção do mercado pela originalidade e qualidade. Como não havia mão de obra especializada na região, a Costantini passou a treinar e formar os primeiros profissionais joalheiros da cidade.

Com o passar dos anos, outras empresas foram sendo criadas no município, como a Carrazone Joalheiros. A empresa, liderada na época pelo empresário Walter Carrazone (hoje falecido) deu uma enorme contribuição à formação e ao desenvolvimento do Polo, reunindo empresários do setor para a formação da primeira entidade em São José de Rio Preto.

Ao longo dos anos, as empresas foram se desenvolvendo e outras oficinas surgiram, quase sempre lideradas por profissionais que já atuavam no ramo e resolveram ser donos do seu próprio negócio. Nos anos 80, muitas fábricas aumentaram sua linha de produtos, diversificando o mix, ganhando destaque no mercado e se tornando conhecidas em todo o Brasil.

Em 1981, para discutir e encontrar soluções para as necessidades das empresas de joias do município, foi criada a AJORESP – Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista. A entidade era comandada pelos seguintes líderes: Presidente – Walter Apparecido Carrazzone, Diretor Vice-Presidente – Pedro Lobanco, Primeiro Secretário – Noadir Severiano, Segundo Secretário – Pedro Cezar Martins, Primeiro Tesoureiro – Orlando Costantini, Segundo Tesoureiro – George Shuinagawa, Diretor de Patrimônio – Ulisses Aparecido Riveiro, Diretor Social – José Paschoal Carrazzone, Conselho Fiscal – Nivaldo Scarazati Ortega, Itamar Fabiano, Tomio Egami, Suplentes – Benedito Finote, Rui Lopes e Augustinho Oliveira Barbosa.

Como consequência dos trabalhos desenvolvidos pela associação, tem-se a implantação, do Polo Joalheiro José Pascoal Costantini, um condomínio empresarial para o setor joalheiro em área de 78.000 m2, localizado às margens da Rodovia Washington Luiz, no município de São José do Rio Preto.

A concretização do Polo Joalheiro em São José do Rio Preto é um dos resultados do projeto Arranjo Produtivo Local (APL) de joias, desenvolvido pelo SEBRAE/SP, com a colaboração da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e da Ajoresp, cuja implementação já vem propiciando melhores condições de competitividade para as empresas participantes, por meio de ações coletivas e pontuais de capacitação.

Outra atividade importante deste projeto foi o desenvolvimento de um diagnóstico do setor joalheiro de São José do Rio Preto, por meio do qual foi possível identificar suas principais necessidades, contemplando temas como: estratégias de mercado, adequação de comercialização, planejamento de marketing, processos e gestão empresarial. Como resultado, verificou-se a necessidade de maior conhecimento e atualização constante de informação, sendo implementadas ações específicas de intervenção. A partir dessas ações, uma maior racionalização de custos, ganhos de produtividade e incremento de vendas por maior participação nos mercados nacional e internacional, e inovações tecnológicas, passaram a ser observadas no setor, pela Ajoresp. O espaço individual de cada empresa passou a ser potencializada por processos associativos, uma conquista apoiada pela Associação em parceria com autoridades do município, Fiesp e Sebrae.

O objetivo central da APL joias é o incremento da produtividade, o aumento de vendas e o fortalecimento do polo produtor, na esteira de uma série de medidas no âmbito da gestão empresarial.

As metas são levar as joias produzidas em São José do Rio Preto para o mercado internacional, adensar a cadeia produtiva e gerar condições para o desenvolvimento contínuo da competitividade.

Em curto prazo, o alvo é tornar o Polo uma referência no mercado mundial de joias.

Fotos

Associe-se

  • Quero ser um associado

    Cadastre-se ou entre em contato conosco e conheça as vantagens. Contamos com uma equipe altamente capacitada para atender aos associados, com benefícios exclusivos, notícias restritas e muito mais...

    Acessar